quarta-feira, 13 de maio de 2009

Criando Bosques

Grande parte da floresta natural de Portugal desapareceu ou está muito alterada, sendo já raras algumas das nossas árvores autóctenes. E isso deve-se essencialmente à adopção de modelos silvícolas baseados na simplificação dos ecossistemas florestais, reduzindo-os a meros conjuntos de árvores alinhadas da mesma espécie, grande parte das vezes exóticas de rápido crescimento.
Mas isto tem de mudar. As florestas têm um papel muito importante na conservação do solo, na regulação do clima e do ciclo hidrológico, enquanto suporte de biodiversidade, sumidouro de CO2 e na produção de matérias-primas fundamentais à nossa vida quotidiana.
Para tentar devolver o corberto vegetal original de Portugal elaborou-se uma lista de 56 espécies arbóreas e arbustivas autóctones que se pretendem produzir e utilizar, sendo parte delas raras ou ameaçadas de extinção, com vista à valorização das nossas espécies e à conservação e recuperação da biodiversidade.
Mas este projecto precisa de ajuda, uma vez que na primeira época de plantação apenas se dispõe de 18 espécies, entre as quais o azereiro cujo número de plantas em viveiro possivelmente supera as existentes na Natureza.
Vou deixar o link em baixo para quem quiser ajudar ou apenas se informar sobre este projecto.
http://www.condominiodaterra.org/criarbosques/floresta.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário