quinta-feira, 21 de maio de 2009

“Missing Link”

Cientistas acreditam ter descoberto o “missing link”, o elo perdido que explica a transição entre primatas e a primeira linhagem do Homem.
O fóssil de 47 mil anos, baptizado com o nome Ida, foi apresentado esta terça-feira, no Museu de História Natural de Iorque. A Ida, é um exemplar do sexo feminino, com cerca de um metro e que foi descoberto por um "caçador de fósseis amador" na Alemanha em 1983, durante vários anos esteve guardado, sendo depois vendido em duas partes. Foi o paleontólogo Jorn Hurum se apercebeu que estava perante um fóssil que poderia resolver uma das maiores incógnitas da humanidade, e reuniu uma equipa de investigadores e, durante os últimos dois anos, realizou uma minuciosa e secreta análise forense ao fóssil.
Ao contrário dos lémures, Ida tem unhas em vez de garras, o polegar opositor, o segundo dedo do pé não está em forma de garra e não tem dentes fundidos. Os olhos estão no mesmo plano, o que se traduz numa visão tridimensional, semelhante à nossa e mais afastada da visão dos lémures. Tudo isto indica que Ida é a forma ancestral que está na transição entre os primatas superiores, onde se incluiu a espécie humana, e primatas inferiores, como são os lémures. A dúvida sobre quando e como surgiu o Homem pode ter encontrado a resposta em Ida.
Em honra ao 200º aniversário de Charles Darwin, que se comemorou este ano, foi dado a este fóssil o nome de Darwinius masillae.

Mais informações em http://www.revealingthelink.com/

Nenhum comentário:

Postar um comentário